Hawaii Gráfica e Editora

SUSTENTABILIDADE

Gráfica

Sustentavel A HAWAII GRÁFICA adquiriu a CERTIFICAÇÃO
APCER-COC-150075 e uso do selo FSC® (Forest Stewardship Council® ou Conselho de Manejo Florestal). O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) é uma organização não-governamental, independente e sem fins lucrativos, reconhecida como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e com cadastro no CNEA (Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas).

MISSÃO
A missão do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme Princípios e Critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

ESTRUTURA
A organização tem estrutura de governança própria, formada por um Conselho Diretor deliberativo. Todas as ações do FSC Brasil são deliberadas entre os membros das câmaras social, ambiental e econômica, através de reuniões do Conselho Diretor, grupos de trabalho e consultas públicas. Os membros do Conselho Diretor são eleitos em Assembléia Geral e composto por três representantes de cada câmara: social, ambiental e econômica.

Além do Conselho Diretor, são eleitos também os membros do Comitê de Resolução de Conflitos e do Conselho Fiscal.

A certificação FSC® é um processo voluntário em que é realizada uma avaliação de um empreendimento florestal, por uma organização independente denominada certificadora, que avalia o cumprimento de questões ambientais, econômicas e sociais que fazem parte dos Princípios e Critérios do FSC.

O processo da certificação é conduzido pela certificadora. O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal não emite certificado. Cabe às certificadoras avaliar operações de manejo florestal ou de cadeias de custódia para conceder o uso do selo FSC nos produtos, e auditar operações certificadas, seja de manejo florestal ou de cadeia de custódia. Também cabe à certificadora precificar e cobrar por este serviço. O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal não recebe nenhum subsídio ou repasse financeiro pelas certificações concedidas no país.

AS CERTIFICADORAS
O FSC® Internacional estabelece regras para o credenciamento das certificadoras que serão as responsáveis pela liberação do selo FSC®. Para garantir a credibilidade e acompanhar a evolução da certificação no mundo, as certificadoras são monitoradas constantemente pelo FSC.

No Brasil existem atualmente doze certificadoras credenciadas pelo FSC. Estas certificadoras estão autorizadas a avaliar as unidades de manejo florestal - empresariais ou comunitárias - e as indústrias processadoras - cadeia de custódia - e permitir o uso da logomarca do FSC.